dinamômetros
Dinamômetro é o equipamento capaz de medir a potência, trabalho executado na unidade de tempo, de um motor em suas diversas condições de funcionamento.
Dentre os diversos tios de dinamômetros, os do tipo hidráulico se destacam por sua simplicidade e menor custo.
Utilizados nas fábricas, laboratórios de desenvolvimento, oficinas de reparo e preparação de motores de competição, os dinamômetros vem se imprescindíveis em muitas instalações do gênero, despertando o interesse dos engenheiros e técnicos envolvidos com trabalhos que demandam as aplicações dos motores Diesel.
Dinamômetro de correntes de Foucault
É constituído por um rotor acionado pela máquina em prova, girando imerso em um campo magnético. A intensidade do campo é controlada através de uma bobina alimentada por corrente contínua, podendo-se assim, variar a carga aplicada. Um circuito de arrefecimento a água dissipa o calor gerado pelas correntes parasitas. Como nos demais dinamômetros, o esforço que tende transmitir movimentos à carcaça é medido e conhecidos os valores de potência e toque. São utilizados, em geral, para ensaios de maior precisão.
Dinamômetro Elétrico
É um gerador elétrico, que acionado por uma máquina em prova, produz energia elétrica, a qual será consumida por uma carga variável (cuba eletrolítica ou resistores). A medição exige correção dos instrumentos elétricos para compensar o rendimento do gerador. Tem a vantagem de poder ser utilizado como motor elétrico para medição de POTÊNCIA DE ATRITO da máquina em prova. Tem custo elevado e sua utilização só se justifica em casos especiais.
Dinamômetro de Ventilação
Utilizado em provas longas, onde não se exija precisão nos resultados, como no amaciamento de motores e provas de durabilidade, é constituído por um ventilador acionado pela máquina em prova. Para se obter a variação da carga aplicada é necessário alterar o ângulo, o diâmetro ou o tamanho das pás. Embora seja um dinamômetro de baixo custo e tem