Dinamometro
- Introdução:
O dinamômetro é um instrumento físico muito versátil. Suas aplicações são direcionadas para a medição de forças e tensões. O dinamômetro tradicional, foi inventado por Isaac Newton , a operação se baseia no alongamento de uma mola; Como uma escala com mola elástica é uma balança de mola, mas não deve ser confundida com uma balança de pratos (instrumento usado para comparar as massas ).
- Objetivo:
✓ Como realizar a leitura de um dinamômetro; ✓ Calibração da ferramenta e cuidados necessários;
- Materiais:
✓ Dinamômetro de 2N; ✓ 2 pesos de laboratório de 0,5N cada;
-Procedimentos:
✓ Foi realizada a calibragem do aparelho pelos integrantes do grupo; A calibragem desta ferramenta é simples, 1: Como no dinamômetro ilustrado à cima a uma espécie de botão/rosca que se movimenta verticalmente, e é por ela que foi feita a calibragem, é preciso pressionar o botão/rosca e movimentá-lo para cima ou para baixo ; 2: Observou-se com muita atenção a escala do dinamômetro, é muito importante que ele esteja na direção de seus olhos, o “risco” que marca o ponto zero, que será obtida a calibragem do aparelho é muito importante que seja feita corretamente essa calibragem para que haja a menor margem de erro possível, ✓ Mediram-se 1 peso por vez, e logo em seguida 2 pesos juntos;
- Resultado:
Com primeiro peso foi obtido o valor de 0,5 N, que já era esperado, e com os dois pesos foi obtido o valor de 1 N que também já era esperado;
- Conclusão:
O Dinamômetro é um instrumento que mede a força exercida sobre a mola interna e é um aparelho preciso desde que esteja calibrado corretamente.
Pode se dizer que o dinamômetro é um tipo de balança,
Mais à uma diferença entre ele e uma balança convencional, pois o que é mostrado para nós no visor não é a “força” e sim a “massa”.
-Pesquisa:
✓ Força é o resultado da interação entre dois ou mais