Fichamento do filme invictus
O filme inicia-se com a libertação de Mandiba, modo como Mandela preferia ser chamado, quase trinta anos após sua prisão. Em 1994 foi eleito presidente, pondo em vigor sua política ‘Um país, um time’. Em sua primeira aparição em um jogo de rugby, entretanto, fica evidente o descaso que a parcela branca da população tem com seu líder, realçado pelo insulto de um torcedor do time Springbox com a frase “você fede”.
Tal time evidencia ainda mais a segregação racial implantada no país, visto que este era refutado pela população negra: tal fato pode ser visto na cena em que um menino humilde recusa uma camiseta dos Springbox por pura repulsa. Contudo, em uma visita ao Conselho Nacional de Esportes, o qual ansiava a mudança da cor, do emblema e do nome do time mais tradicional de rugby da áfrica do sul, Mandiba faz um discurso sobre a recusa da ideia pelo fato de um grupo minoritário de negros sul-africanos ainda torcer para este. Ainda, Mandela reúne-se com o capitão do time Francois Pienaar (personagem de Matt Damon) para um chá, dando conselhos sobre a melhor forma de liderança.
Dessa forma, vê-se um comportamento maquiavélico de Mandela: em sua obra principal, O Príncipe, Maquiavel relata que a luta pela conquista e pela manutenção do poder é o que move a política. Seguindo a frase “os fins justificam os meios”, Mandela buscou tomar atitudes que fossem em direção a uma reconciliação entre os grupos negros e os brancos africânderes, como sua ordem de treino de escolinhas de rugby nas comunidades carentes pelos jogadores dos Springbox.
Vencendo a Nova Zelândia na final da