Nelson Mandella
Invictus. Direção: EASTWOOD, Clint; Roteiro: PECKHAM, Anthony; Autor: CARLIN, John; Elenco: FREEMAN, Morgan; DAMON, Matt. WARNER BROS. 29 de janeiro de 2010.
Invictus é um filme de 2009, na categoria drama biográfico e esportes, dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon.
2. PALAVRAS-CHAVE
Apartheid, segregação racial, preconceito, empatia, justiça.
3. SINOPSE DO TEXTO
No filme Invictus, Nelson Mandela é retratado como o humano mais empático que existe na África do Sul, como de fato deve o ser. Sua natureza emana cordialidade, positivismo e inspiração: em diversos momentos do filme, suas palavras transcendem a sua bondade e causa uma reação reversa de mesmo valor.
Sua liderança nata veio a desabrochar nos seus momentos mais tempestuosos, pois, ficara preso durante 27 anos por conta de uma política segregacionista - o regime do Apartheid¹ foi imposto pelo Partido Nacional (1948-1994), no qual, seus líderes criaram uma diferenciação racial negando qualquer direito político, social e econômico aos negros, garantindo a supremacia branca do país; dessa forma, Nelson Mandela foi considerado inimigo do Estado. Preso em uma cela de tamanho inversamente proporcional a sua grandeza intelectual, Mandela nunca pensou em desistir, pelo contrário, encarou como uma oportunidade para estudar seus inimigos, analisar o regime e planejar seu triunfo diante de toda aquela injustiça.
Em 1994, após o fim do Apartheid e de sua liberdade adquirida, Madiba, como era conhecido por seus semelhantes, assume a presidência do país e se torna o primeiro presidente negro da África do Sul.
4. ANÁLISE CRÍTICA
O filme começa com a visão do treino de Rúgbi, o esporte mais importante para os brancos da África do Sul - inclusive para seu governo totalitário de supremacia branca; equivalente à paixão do futebol para o Brasil. Na primeira cena, a câmera passa rapidamente pelo treino de rúgbi fazendo uma panorâmica percorrendo todo o