Medidores de Potência
0 A potência é a quantidade de trabalho (ou energia de uma
força) efetuado por unidade de tempo, o que equivale à velocidade de mudança de energia num sistema ou ao tempo despendido para realizar um trabalho. Portanto, a potência é igual à energia total dividida pelo tempo.
Dinamômetros
0 Dinamômetros são equipamentos capazes de medir a energia mecânica (Torque x Rotação) produzida pelos motores de combustão interna, transformando-a em
calor ou outro tipo de energia.
0 As classificações adotadas estão de acordo com o custo, potência, velocidade, resposta dinâmica, controle de estabilidade, inércia interna e outras características. Suas aplicações estão diretamente relacionadas a:
Inspeção e manutenção de veículos;
Desenvolvimento de projetos de chassis e validação;
Desenvolvimento de projetos de motores e validação;
Desenvolvimento de projetos de sistemas de transmissão e suspensão e validação. Principais tipos de Dinamômetros
Fricção (Freio de Prony);
Hidráulicos;
Elétricos;
- Corrente de Foucault
- Corrente Contínua
- Corrente Alternada
Inerciais.
Dinamômetro de fricção
0 O dinamômetro de fricção, também conhecido como freio de Prony, por
ser o primeiro dinamômetro a ser construído, foi o mais simples em sua teoria. Seu trabalho fundamenta-se em opor ao torque do motor um torque resistente, mensurável e controlável pelo operador, permitindo assim a medição da potência do motor. É constituído por um volante circundado por uma cinta conectada a um braço cuja extremidade se apoia sobre a plataforma de uma balança. O volante, acionado pelo motor, tem o seu movimento restringido pela pressão aplicada à cinta, que transmite o esforço ao braço apoiado sobre a balança. A partir das leituras da balança, calcula-se o esforço despendido pelo motor:
Dinamômetro Hidráulico
0 O Dinamômetro Hidráulico é um dispositivo destinado à medição e
absorção de energia de uma fonte