Trabalho Direito
Porque não existiam os direitos trabalhistas, e o trabalhador neste período era tratado como uma máquina de produção que não precisava parar para manutenção. Este sofrimento foi amenizado quando surgiram as primeiras leis trabalhistas no governo de Getúlio Vargas.
2. Por que se afirma que o período industrial foi o mais massacrante para o trabalhador?
O período da Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX., a industrialização trouxe progresso, mecanizou o processo de produção. Mas havia a face cruel: os operários eram obrigados a trabalhar em situações desumanas, homens, mulheres, crianças, idosos. Com isso inicia a exploração do operário, trabalhavam acidentes de trabalho, aumento da criminalidade, indigência. Não havia proteção à saúde e à segurança do trabalhador. O operário prestava serviços em condições 15 horas diárias, sem horário para almoço, descanso semanal, áreas insalubres, sujeito a incêndios, explosões, intoxicação por gases, inundações e desmoronamentos. Ocorriam muitos acidentes de trabalho, além de várias doenças decorrentes dos gases, da poeira, do trabalho em local encharcado, principalmente a tuberculose, a asma e a pneumonia. Era imposta uma vida infame às crianças nas fábricas e nas minas, revelada com todos os seus horrores.
3. Quais são as características do neoliberalismo e como ele está afetando as relações trabalhistas? Faça uma comparação e evolução histórica.
Neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, ou seja, defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Ex. abertura do mercado, no governo do FHC, a globalização, privatizações – venda da vale, Telemig, Usiminas