trabalho direito agrario
Veneza
A empresa:
Fundada por 17 produtores rurais no ano de 1953, a Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo – que fabrica e comercializam os produtos da marca Veneza – foi criada com o objetivo de sanar os problemas de comercialização de leite numa região controlada pela pecuária de corte e buscando melhores condições econômicas e sociais.
Nestes 60 anos de atividades, completados no último dia 30 de abril, a cooperativa cresceu e se desenvolveu juntamente com o município, e se tornou uma das principais geradoras de emprego e fonte de renda da região. Hoje, além dos mais de 1,2 mil cooperados que fornecem o leite e cerca de 457 funcionários, a cooperativa também é responsável pela criação de mais de 5 mil empregos indiretos.
Com mais de 2,4 mil clientes, espalhados pelo Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, e receita anual de R$ 108 milhões, a Veneza atualmente é uma das maiores produtoras de queijo do Brasil e a oitava colocada no Ranking Setorial da Indústria de Alimentos do Espírito Santo, segundo a Federação das Indústrias do Estado (Findes) por meio do IEL-ES de 2011, sendo a quarta empresa do segmento de Alimentos e Bebidas que mais inova no Espírito Santo segundo a Futura.
Produção e Distribuição
Até o produto Veneza chegar à mesa do consumidor, ele passa por um rigoroso controle de qualidade que tem início ainda no campo com os cuidados na produção do leite.
Assim que chega à fábrica, o leite é submetido a uma minuciosa análise laboratorial, em que são avaliados, entre outros componentes, o volume, a densidade, a quantidade de água (teste de crioscopia) e a acidez (teste de alizarol). Se for constatado algum problema, o técnico agrícola vai até a rota e coleta uma amostra de todos os tanques resfriadores, individualizada por produtor. .
Meio ambiente
O tratamento da água industrial é outra preocupação da Veneza. A primeira etapa do projeto para a construção