TRABALHO DE M TODOS DE ALFABETIZA O
MAGISTÉRIO
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
NOMES: Cinthia Marcella e Francielle Ferreira
Nº: 03 e 10
PROFESSORA: Kênia
BELO HORIZONTE
2015
ALFABETIZAÇÃO
Consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação.De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas ( codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento.
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO
A Alfabetização é um processo interno, que acontece de formas diferentes em cada indivíduo dependendo da forma com que é estimulado por seu meio ambiente
MÉTODO TRADICIONAL
Esse método é centrado no professor, que tem a função de “vigiar o aluno’’, ou seja , observar se o aluno etá seguindo a risca o que lhe foi pedido.
O método tradicional faz com que o aluno aprenda através de repetições de exercícios de memorização, levando o aluno a decorar e não aprender, como consequência a escola forma alunos desinteressados e desmotivados pelos estudos. Esse método tem seu ensino de forma dividida por partes, primeiro aprende as vogais, depois as sílabas até chegar às palavras e frases, para depois construir textos.
Neste método a cartilha muitas vezes é o único material de trabalho, os textos de leituras são curtos com frases simples desvinculadas da linguagem oral, e buscam o uso das sílabas já estudadas.
Raramente usam materiais extras como revistas, jornais, livros de histórias e músicas, sendo mecanizado e cansativo, principalmente para o aluno que logo perde o interesse, pois não existe o incentivo em buscar novas alternativas de conteúdo ou algo novo que estimule.
MÉTODO SINTÉTICO
É o método considerado um dos mais rápidos, simples e antigo de alfabetização, podendo ser