Produção Textual em Grupo
A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Brasília
2014
ALINE BATISTA DA SILVA
ANTÓVILA LIMA DA SILVA
BENEDITA MESQUITA DA SILVA
MÔNICA DOS SANTOS CÂNDIDO
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Trabalho de produção textual em grupo, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.
Orientadores: Prof. Fábio Luiz, Prof.ª Giane Albiazetti, Prof.ª Sandra C. Malzinoti Vedoato, Prof.ª Raquel Franco Ferronato.
Brasília
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO
São muitos os alunos da educação básica que apresentam dificuldades no momento de redigirem um texto. Percebe-se bem essa dificuldade quando o aluno se depara com a prova de redação dos vestibulares e concursos. Após as provas de redação do vestibular e ENEM, os erros dos alunos viram atração em sites e noticiários. Os erros mais comuns são os de grafia, além dos de sintaxe, semântica e pontuação. Redigir um texto é realmente complicado até para os mais experientes. É necessário muita dedicação e treino. O aluno precisa possuir conhecimentos prévios de língua portuguesa para que a ação de redigir se efetive com sucesso. Sabe-se que a redação tem um peso importante nos processos seletivos, muitas vezes ela é classificatória ou eliminatória. Se há professores em sala de aula, ensinando com qualidade a disciplina e se os alunos se empenham, qual seria o problema que aflige os estudantes na hora de confeccionar um bom texto?
Outro componente da língua bastante controvertido no Brasil é a gramática. Atualmente o ensino da matéria pouco