Trabalho De Sociologia Mulheres
Uma constatação recorrente é a de que, independente do gênero, a pessoa com maior nível de escolaridade tem mais chances e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.
Constata-se, também, uma significativa melhora entre as diferenças salariais quando comparadas ao sexo masculino. Contudo, ainda não foram superadas as recorrentes dificuldades encontradas pelas trabalhadoras no acesso a cargos de chefia e de equiparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos/ocupações.
Ainda nos dias de hoje é recorrente a concentração de ocupações das mulheres no mercado de trabalho, sendo que 80% delas são professoras, cabeleireiras, manicures, funcionárias públicas ou trabalham em serviços de saúde.
A jornada de trabalho das mulheres é maior ou menor que a dos homens?
Mesmo depois da redução em 2003, as mulheres continuam trabalhando 36 minutos aproximadamente á menos que os homens. Em 2009 a diferença entre as mulheres e os homens era de 4 horas.
Como as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho?
35,5% das mulheres estavam inseridas no mercado de trabalho como empregadas com carteira de trabalho assinada, percentual inferior ao observado na distribuição masculina (43,9Aproximadamente %). http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp.pdf http://mulhereomercadodetrabalho.blogspot.com.br/ http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/as-conquistas-da-mulher-no-mercado-de-trabalho http://brasildebate.com.br/mulher-mercado-de-trabalho-e-desigualdade/ de acordo com o IBGE a participação das mulheres com idade ativa (16 anos ou mais) no mercado de trabalho cresceu de 50% (2000) para 55% (2010), enquanto a participação dos homens