Edgar Degas
Edgar Hilaire Germain de Gas ou como o chamavam Edgar Degas, nasceu em Paris no ano de 1834, no seio de uma família da alta-burguesia.Foi gravurista, fotografo, pintor e também escultor.Muitos dos seus trabalhos conservam-se hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris.
Cursou a faculdade de Direito, no entanto o seu gosto pela arte fez com que, estudasse desenho, onde mais tarde seria admitido na escola de Belas Artes em Paris.
Estudou também muito a anatomia humana. Queria ser preciso. Neste ponto distinguia-se dos impressionistas, ainda que tenha participado de sete das oito exposições do grupo. Definia-se como um “realista”. Havia nele um esforço tremendo pela objetividade, por retratar o que via como de fato era.
Degas é considerado vulgarmente como um dos impressionistas, todavia, tal afirmação revela-se um erro, visto que o autor nunca adaptou o leque de cores típico dos impressionistas, proposto por Monet e Boudin.Pelo contrário, Degas misturava o estilo impressionista com inspirações conservadoras, com bases assentes na Renascença italiana e no Realismo francês. Suas obras, sobre tudo da ultima fase, fase apresentan elementos do Modernismo. Em meados da década de 60, adquiri o estilo que o faz diferenciar de todos os outros pintores, a pintura histórica, a qual o tornou um pintor tão famoso.
Dos impressionistas, Degas só aproveitou a liberdade inventiva e a visão colorista. Sua arte realista a sua maneira representa uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.
As técnicas de Degas eram altamente originais, embora devessem algo à grande moda de gravuras japonesas do século XIX e à emergente arte da fotografia.Por ser realista que se originou a sua inclinação pela fotografia. Queria fazer a “prova” do que via com o que a máquina registrava no filme. Ao mesmo tempo, era um