Alusão
Caderno do Aluno
Sociologia– 3a série – Volume 2
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NA HISTÓRIA DO
BRASIL
Páginas 3- 4
1.
Imagem 1: voto
Imagem2 : abaixo-assinado
Imagem 3: assembleia
Imagem 4: manifestação
2. Todas são formas de participação política em uma sociedade democrática e expressam a vontade, os ideais e os objetivos da população, e podem contribuir para mudanças na maneira como a cidade é organizada ou é governada.
Páginas 5 - 8
A pesquisa visa aprofundar o conhecimento e a reflexão a respeito desses movimentos de defesa de interesses de grupos sociais particulares, reivindicação de direitos e integração de minorias no conjunto da sociedade em condições de igualdade.
Espera-se que o aluno aborde os seguintes aspectos: nome do evento, data, local e contexto em que ocorreu; circunstâncias que levaram ao acontecimento; quais eram os objetivos dos diferentes grupos que participaram do episódio e suas lideranças; que tipos de diálogo e/ou interlocução puderam ser observados entre representantes de grupos divergentes a fim de firmar acordos e tratados de cooperação mútua; descrição sucinta dos desenvolvimentos em termos da mobilização das facções em defesa de territórios, bens, membros dos grupos, ideias e objetivos; análise e conclusão dos resultados do episódio.
O conflito pela terra
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Sociologia– 3a série – Volume 2
Página 9
1.
Atores sociais
Escravos
Homens livres pobres
Papel político nos movimentos históricos A utilização do trabalho escravo, tanto do indígena quanto do negro africano, teve um profundo impacto nas relações sociais no
Brasil. As populações que viviam sob esse regime sofreram a opressão do trabalho compulsório, dos maus-tratos, da tortura, dos castigos, das doenças e do extermínio.
Muitos escravos procuraram livrar-se da condição de cativos, refugiando-se em comunidades (quilombos) onde buscavam