alusao
Alusão e ação ou efeito de aludir. Referência feita de maneira vaga ou indireta; menção. Palavra ou frase que remete a uma pessoa, a uma coisa ou a um fato sem nomeá-los diretamente. Estilística. Retórica. Julgamento acerca de algo ou alguém, através de uma referência que possa recordá-lo.
E um tipo de intertexto que faz referencia, de modo explicito ou implícito, a uma obra de arte, a um fato histórico ou a uma celebridade, para servir de termo de comparação e que apela a capacidade de associação de idéias do leitor que ativa seu conhecimento prévio, sem o qual o sentido não pode ser alcançado.
Exemplos:
1.
* Esse computador, sem dúvida, é um “presente de grego”.
A expressão “presente de grego” só faz sentido para quem conhece a história da Guerra de Tróia. Presente de grego significa presente ou oferta que traz prejuízo.
2.
* O rei da França calvo
A expressão “rei da França” lembra que a França não tinha um rei.
3.
"O Comandante americano alcançara uma vitória de Pirro".
Está sendo feita uma alusão ao célebre general grego Pirro. Você só poderá entender essa alusão, se conhecer a história do general; que é a seguinte: seu exército após uma difícil vitória sofreu tantas baixas que o levou a dizer: "Mais uma vitória como esta e estou perdido". De modo que a alusão à vitória de Pirro passou a ser, em qualquer contexto, uma conquista difícil.
Segundo estudiosos de literatura como Earl Miner e outros, podemos distinguir os seguintes tipos de alusão:
1. Alusão Tópica ou Histórica, quando se refere a acontecimentos passados ou recentes.
2. Alusão Pessoal, quando o escritor menciona fatos relativamente notórios de sua própria existência.
3. Alusão Nominal, quando se refere a um nome próprio do conhecimento geral.
4. Textual, quando se refere a textos preexistentes na
tradição literária. Uma obra literária pode ser, no seu todo, uma alusão de uma obra