CONTRASTES DAS REALIDADES SOCIAIS, ECONOMICAS E CULTURAIS NO BRASIL: Uma alusão do filme Central do Brasil.
O filme mostra a realidade brasileira, enfocando, principalmente, as condições de vida dos migrantes nordestinos que se mudam para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida, porém na luta pela sobrevivência são entregues à violência e ao descaso.
A história tem como cenário inicial a Central do Brasil, uma estação de trem no subúrbio do Rio de Janeiro, lá inicia a relação entre Dora, uma professora aposentada que ganhava a vida escrevendo cartas para analfabetos que tinham vontade de comunicar-se com quem havia ficado para trás e, Josué, um menino pobre que com 9 anos perdeu a mãe vítima de atropelamento e que sonhava em conhecer o pai.
É um retrato de dois Brasis: o das grandes cidades e do interior. Este, um país de afeto e fraternidade, aquele, violento e desolador. De um lado o cenário caótico de uma grande cidade de outro, a paisagem do interior do Brasil, simples, mas acolhedora.
2. CONTRASTES DAS REALIDADES SOCIAIS, ECONOMICAS E CULTURAIS NO BRASIL: Uma alusão do filme Central do Brasil
Central do Brasil começa na estação de trem do Rio de Janeiro e ganha ao longo da história um novo cenário: o nordeste. A primeira parte do filme, mostra de modo desastroso a realidade de um subúrbio brasileiro, um local com natureza desoladora, onde várias histórias se cruzam, entre elas a de Dora e Josué.
Dora era uma professora aposentada que ganhava a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trem do Rio de Janeiro, (Central do Brasil). Ela, já com uma idade um pouco avançada, luta para sobreviver no Brasil; ela busca, ao escrever cartas, completar o orçamento. Entre as pessoas que ditavam suas cartas para serem entregues a entes queridos que por vários motivos tinham ficado para trás está Ana, que procura Dora para ditar uma carta em nome de seu filho, Josué, que está ao seu lado. É uma carta ao pai, ausente e distante que mora no sertão do nordeste. Porém para aumentar ainda mais o sofrimento do menino sua