Química - Tabela Periódica
Alunos: Lhorenzo, Lurã, Andressa Torres e Ruan
Nmr: 4202, 4896, 5121, 5236
Quest. 1:
A história da tabela periódica se inicia com a "lei das tríades",em 1817, onde Johann W. Dobereiner, teve a ideia de agrupar os elementos em três, ou tríades. Mais tarde, em 1862, o geólogo francês Alexandre Chancourtois propôs o modelo que ficou conhecido como "parafuso telúrico", uma outra ideia foi a do químico inglês John Alexander Newlands, que se inspirou na música, criando a "lei das oitavas". O último modelo proposto, o atual, veio de Dimitri Ivanovich Mendeleiev, que ficou conhecido como o pai da Tabela Periódica, por isso.
Quest. 2:
Na tabela atual, os elementos estão posicionados horizontalmente, em sequência numérica, de acordo com seus números atômicos, aumentando uma unidade. Por exemplo, o primeiro elemento que aparece na Tabela Periódica é o hidrogênio, com número atômico igual a 1, o próximo é o hélio, com número atômico igual a 2, resultando no aparecimento de sete linhas horizontais( períodos). Com exceção do primeiro, todos os períodos começa com um metal e termina com um gás nobre. Os grupos correspondem às linhas verticais, que foram agrupadas baseando-se nas estruturas similares da camada externa. O diagrama de Linus Pauling,que está representado abaixo, dita a ordem em que os elétrons se acomodam nos subníveis de energia.
1s2 – 2s2 – 2p6 – 3s2 – 3p6 – 4s2 – 3d10 – 4p6 – 5s2 – 4d10 – 5p6 – 6s2 – 4f14 – 5d10 – 6p6 – 7s2 – 5f14 – 6d10 – 7p6
Quest. 3:
Energia de ionização:
Quando um átomo isolado, no estado fundamental, absorve energia, o elétron pode se deslocar de um nível energético quantizado para outro. Se a energia adicionada for suficiente, o elétron poderá ser removido do átomo, dando origem a um íon positivo.O átomo aumenta em tamanho na tabela periódica de cima para baixo, e a energia de ionização aumenta de baixo para cima.
Eletronegatividade:
A escada de pauling define