Apresenta O Sem T Tulo
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E CIDADE III
PROFESSOR: MIGUEL PACHECO
DATA: 17.03.2015
ACADÊMICOS: CRYCHINAN OLIVEIRA, ISADORA ZARDO.
HENRY VAN DE VELDE
Biografia do artista
Henry Van de Velde, nasceu no dia 03 de Abril de 1863, em Antuérpia na Bélgica. Os planos de sua família para sua carreira profissional era jurista, no entanto ele foi contra e em 1880 começou a frequentar a acadêmia de belas artes em sua cidade. Lá ele começou seus estudos sobre pintura e design.
Quatro anos mais tarde foi para a França terminar seus estudos. Seus trabalhos dessa época foram influenciados pelos de Vicent van Gogh. Com o passar do tempo começou a se interessar mais por arquitetura e design de interiores.
Por volta de 1900 Henry passou a morar na Alemanha, onde fundou a escola de artes e oficios de Weimar, da qual também projetou o edifício. Tempos depois, uniu-se a um grupo de arquitetos e artistas, os quais fundaram a
Bauhaus em 1919, a qual ocupou o espaço da escola de artes e oficio.
A partir de então dedicou-se mais a arquitetura, influenciando muitas gerações como professor na Bauhaus e em outras escolas de artes.
Quando a segunda guerra mundial começou, Henry se mudou para a Suíça fugindo da guerra. Dois anos depois foi para a Holanda onde permaneceu por 6 anos. Durante esse tempo não teve nenhum trabalho de grande sucesso. Em
1926 retorna para Bruxelas onde sua carreira deslancha novamente devido uma forte presença do funcionalismo na arquitetura. Seus últimos dez anos de vida se passam em Zurique, na Suíça, onde morre em meados de outubro de 1957.
Obras arquitetônicas
Henry Van de Velde era um artista envolvente tendo trabalhos em vários campos como pintura, marcenaria, vestimenta, design de mobiliários e arquitetura.
●
●
●
●
●
●
●
●
Bloemenwerf House - Bruxelas, Bélgica - 1895\1896
Du Mont Theatre (parceria com