organização social e objeto da sociologia
1. A sociologia através de métodos de investigação cientifica procura compreender e explicar as estruturas da sociedade analisando as relações histórias e culturais. Criando conceitos e teorias afim de manter ou alterar as relações de poder nela existente. Para Robert Ezra Park(1864-1944) a sociologia tem sido conceituada em ênfase em diferentes aspectos da vida social. Para Durkheim ela deve estudar o que concebe como fatos sociais.
A sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou a outros grupos diferentes que formam a sociedade.
O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interações entre os indivíduos ( as camadas sociais, as instituições, os valores, as normas, as leis).
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as conseqüências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.
O termo Sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo Francês August Conte no seu curso de filosofia Positiva, em 1838. A corrente sociológica positivo-funcionalista, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.
2. A Sociologia da educação é uma ciência produtora de conhecimentos específicos que levam a discussão da democratização e do papel do ensino, promovendo uma reflexão sobre a sociedade e seus problemas relacionados à educação. Seu papel é investigar a escola enquanto instituição social, analisando os processos sociais envolvidos, todas as mudanças ocorridas em nossa sociedade, trouxeram mudanças para a educação. A sociologia do trabalho, a industrialização e a urbanização levaram a uma divisão crescente do trabalho e com isso mudanças significativas na sociedade. As mobilizações sociais ocorreram e assim as outras áreas como a do trabalho, da política,