Trabalho de Restauro
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
Este trabalho visa o levantamento de informações para a formulação de um inventário a fim de se conhecer a fundo o edifício e o que ele representa para a comunidade.
Para a construção do inventário foram levantados os seguintes dados:
Fatos relevantes por meio entrevista;
Fotografias antigas do local;
Croqui Planta baixa e Fachadas;
Dimensionamento do prédio.
A partir do exposto, é possível concluir o valor histórico e cultural do bem, levando-se em consideração o valor para a população e como proceder para manter a integridade do edifício a fim de deixar um legado para as futuras gerações.
Este trabalho propõe um novo uso para o objeto estudado para que o mesmo atenda às necessidades da comunidade e possa ser conservado a partir de instrumentos legais, que de acordo com a importância do edifício, pode ser em escala municipal, estadual, federal e até mesmo mundial.
INTRODUÇÃO
O objeto de estudo é uma antiga residência urbana, que hoje funciona como a casa da cultura de Santa Branca.
Neste processo de inventário estão contidas informações históricas sobre sua construção, usos e características que fazem deste edifício um bem cultural da cidade de Santa Branca.
1. PESQUISA
1.1- Breve relatório da Cidade
A cidade de Santa Branca originou-se a partir da construção de uma pequena Capelaem homenagem a Santa Branca, cuja família dos fundadores era devota. Fundada no ano de 1832, situa-se na zona fisiográfica no Alto Vale do Paraíba, Estado de São Paulo - Brasil, à margem esquerda do Curso Superior do Rio Paraíba do Sul, ocupando principalmente a sua encosta ocidental, distante da capital 79 km a leste.
Figura - Localização do Município de Santa Branca no Estado de São Paulo; Fonte: