ética na história, antiguidade e idade contepoânea
1522 palavras
7 páginas
Filosofia.O Processo do Filosofar
Filosofia ou filosofar?"Uma coisa é verificar opiniões dos filósofos e descrevê-las. Outra coisa bem diferente é debater com eles aquilo que dizem, e isto quer dizer do que falam."... Com este enunciado, cabe-nos uma pergunta: o que devemos fazer com as nossas crianças? Transmitir-lhes a simples filosofia ou devemos ensinar a elas o filosofar? Jamais podemos nos esquecer que, a aprendizagem filosófica, ou o filosofar na criança, ocorre em decorrência da interação dela com o ambiente em que vive. Este ambiente poderá ser a sala de aula, os pais, os parentes, pessoas da comunidade, o professor e os meios de comunicação.
"A filosofia nasce, portanto, de uma atitude de espanto, de ensinamento e de reflexão"... Quando uma criança se inicia no mundo escolar, amplia-se seu campo de relações interpessoais, com isto aumenta a possibilidade de que a consciência da criança se desenvolva e com isso favorece o pensar filosófico. Na comunidade de investigação lipmiana as crianças se espantam, se maravilham com o mundo, pois elas não estão criando novos conceitos, mas sim, trabalha conceitos já criados, o que para elas é novidade.
O que consiste, portanto o ensino de filosofia ou o filosofar com crianças? "Consiste em reconhecer e seguir bem de perto aquilo que as crianças estão pensando, ajudando-as a verbalizar e objetivar esses pensamentos e, depois, cuidando do desenvolvimento das ferramentas que necessitam para refletir a respeito desses pensamentos." Dentro de uma discussão filosófica, a criança desenvolverá a reflexão. O pensamento reflexivo propicia à criança a autoconfiança em sua capacidade de pensar por si mesma. Conseqüentemente haverá o desenvolvimento da percepção de algo mais amplo, aumentando a sua capacidade de se ver e perceber o outro, as suas idéias e pensamentos, assim a criança se surpreenderá com a sua habilidade em