Cartas administrativas
Introdução
As empresas recebem diariamente dezenas de cartas e conseguir que a nossa correspondência, em particular, atinja o alvo definido não é uma tarefa tão fácil como se poderia pensar à primeira vista. É preciso captar a atenção e, por isso, a criatividade é um dos elementos-chave que não deve ser descurado. Está provado que uma elevada percentagem das cartas recebidas pelas organizações nem chega a ser lida. Na maioria dos casos, o esforço, tempo e dinheiro despendido acaba por não corresponder ao objectivo pretendido. Neste trabalho veremos dois tipos de carta. Carta comercial e carta de reclamação. A feroz concorrência que domina actualmente o mercado obriga a uma originalidade na apresentação e na linguagem de forma a captar a atenção do destinatário. Neste trabalho veremos dois tipos de carta. Carta comercial e carta de reclamação
2. Textos administrativos
Textos administrativos, são textos formais, que devem ser escritos com clareza e objectividade, não se pode usar ambiguidade e deve-se utilizar somente as palavras necessárias. Este tipo de texto visa informar, convocar, solicitar, etc.
2.1. Carta comercial
Uma carta comercial é um documento escrito, trocado por empresas entre si ou com seus clientes e vice-versa, visando iniciar, manter ou encerrar transacções.
É a comunicação escrita, acondicionada em envelope (ou semelhante) e endereçada a uma ou várias pessoas, enviada pelo correio. Ultimamente, cartas comerciais também são enviadas por fax ou e-mail.
2.1.1 Natureza
A Carta … É um tipo de correspondência, com ou sem resposta de volta, sob a forma de comunicação escrita de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário.
A Carta Come Uma carta comercial é um documento escrito, trocado por empresas entre si ou com seus clientes e vice-versa, visando iniciar, manter ou