recursos humanos
Índice
Introdução
Disfunções Organizacionais
As disfunções organizacionais são comportamentos negativos que as pessoas têm ao trabalharem numa organização. Pode se dizer que são comportamentos que podem afetar a organização e o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. Uma das atividades que o Gestor de Recursos humanos é remediar esses comportamentos negativos.
O gestor de recursos humanos tem como objetivo para a organização garantir o aumento da produtividade e o seu desempenho e o bem-estar das pessoas que fazem parte da organização. O principal objetivo também é atuar na gestão das pessoas que não contribuem ou não aparentam contribuir para o alcance dos objetivos da empresa (o gestor está a lidar com o lado negativo do comportamento organizacional).
As disfunções organizacionais são:
Absentismo
Presentismo
Rotatividade
Workaholism
Falta de pontualidade (atrasos)
ELVN – saída, voz, lealdade, negligência
Stresse
Acidentes de trabalho
Alcoolismo
Fadiga
Roubo e frade
Assédio no trabalho
Estas disfunções organizacionais são interdependentes, pois a ocorrência de uns por vezes estão associadas a outras.
Absentismo
Nas organizações quando os trabalhos são interrompidos devido á ausência de um ou mais trabalhadores, provocando uma quebra operacional, é necessário avaliar a causa dessas ausências. De modo a serem tomadas medidas em conformidade, pois existem profissionais da área de RH preparados para fazer uma observação mais profunda, detetando as causas e soluções do problema. Visto deste modo no agregado comportamental de uma organização é difícil não deparamo-nos com a problemática do absentismo laboral.
Assim, o absentismo define-se como a ausência imprevista, ou não justificada, de um trabalhador ao seu posto de trabalho! É necessário destacar que neste tipo de ausências, rejeita-se as férias, folgas, licenças, ou seja, as faltas