Trabalho De Qualidade 1
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DA QUALIDADE 1
Professor Giusepe Stefanello
2ª Avaliação
Jonas Müller Hammes
Pelotas, junho de 2015
Ferramentas da Qualidade
No decorrer do trabalho, serão apresentadas as ferramentas da área de qualidade mais comumente utilizadas. Elas proporcionam diversas utilidades para a solução de problemas e podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente. As ferramentas da qualidade se fortaleceram, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas já existentes. A partir dai, o uso das ferramentas tem contribuído muito para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de fundamental importância na melhoria de produtos, serviços e processos.
Estratificação
A estratificação é uma ferramenta da qualidade que consiste na divisão de um grupo de dados em diversos subgrupos tomando como base características que se diferenciam, ou seja, a criação de estratos. É utilizado para dividir um grupo heterogêneo em subgrupos homogêneos internamente (estratos) e heterogêneos entre eles. Causas da variabilidade nos processos podem surgir de fatores que ao serem estratificados podem indicar oportunidades de melhoria e controle dos processos.
Estratificando os dados você pode encontrar variabilidades referentes a equipamentos, insumos, métodos, pessoas, turnos, etc.
O objetivo, portanto é encontrar padrões que auxiliem na compreensão dos mecanismos causais e variações de um processo. A estratificação permite também um melhor entendimento do problema.
O foco da estratificação é que os dados que estão sendo examinados necessitam ser protegidos de fatores originários que possam conduzir a diferentes características estatísticas.
Exemplos de alguns fatores de estratificação mais comuns aplicados na indústria:
Máquina utilizada no processo
Operador que efetuou o produto
Turno
Lote de Produto Final
Lote de Matéria-prima
Exemplos que são aplicados no