Trabalho de Psicologia
Pois nelas é possível observar uma relação entre os afetos e a organização corporal, ou seja, as reações orgânicas, as modificações que ocorrem no organismo, como distúrbios gastrointestinais, cardiorrespiratórios, sudorese, tremor. Um exemplo comum é a alteração do batimento cardíaco.
2. Por que, por vezes, as emoções são consideradas como deformadoras da realidade?
Elas podem abalar o nosso sistema nervoso, assim destorcendo uma possível realidade em um momento de tensão.
3. O que são os afetos?
É o colorido especial à conduta de cada um e às nossas vidas. Eles se expressam nos desejos, sonhos, fantasias, expectativas, nas palavras, nos gestos, no que fazemos e pensamos. É o que nos faz viver.
4. Quais os dois afetos básicos de nossa vida psíquica?
O amor e o ódio.
5. O que é a ambivalência de sentimentos?
Os sentimentos contraditórios – amor e ódio simultâneos – iniciados com os pais são transferidos para os demais relacionamentos irmãos, fihos, etc).
Essa ambivalência do ser humano limita os relacionamentos, inclusive as amizades. Amor e inveja, amor e competição coexistem.
6. O que são emoções?
São expressões afetivas acompanhadas de reações intensas e breves do organismo, em resposta a um acontecimento inesperado ou, às vezes, a um acontecimento muito aguardado (fantasiado).
7. Por que se pensava que o lugar das emoções era o coração?
Pois quando uma pessoa sofria uma emoção muito forte, frequentemente ela vinha acompanhada de fortes batimentos cardíacos. Até hoje essa figura é utilizada, desenhamos corações para dizer que estamos apaixonados.
8. Quais tipos de reações orgânicas acompanham as emoções?
Distúrbios gastrointestinais, cardiorrespiratórios, sudorese, tremor. Um exemplo comum é a alteração do batimento cardíaco.