Bokoharan

1097 palavras 5 páginas
Boko Haram
Boko Haram significa "a educação ocidental é pecaminosa” em hausa, a língua mais falada no norte da Nigéria.
O Boko Haram foi criado em 2002, como uma milícia islamista anti-ocidental: segundo a sua interpretação do islão, a educação é “haram”, ou proibida, tal como qualquer outra actividade política ou social associada ao Ocidente. Em 2009, a organização iniciou uma missão de combate com o objectivo de estabelecer um califado(
Boko Haram significa "a educação ocidental é pecaminosa” em hausa, a língua mais falada no norte da Nigéria.
Oficialmente o Boko Haram alega que luta pela Charia, combate a corrupção do governo, a falta de pudor das mulheres, a prostituição e outros vícios. Segundo eles os culpados por esses males são os cristãos, a cultura ocidental e a tentativa de ensinar algo a mulheres e meninas. Segundo Boko Haram as meninas sequestradas vão começar uma vida nova como servas.
Para Mohammed Yusuf, fundador da seita, os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, são a fonte de todos os males sofridos pelo país.O grupo recruta novos membros principalmente entre os "almajirai", estudantes islâmicos itinerantes, que não tiveram acesso a uma educação de qualidade. Também recebe apoio de intelectuais que consideram que a educação ocidental corrompe o Islã tradicional.
Mohammed Yusuf

Em 2002, o grupo começou a chamar a atenção das autoridades. Em julho de 2009, eclodiram confrontos entre a polícia e os membros do Boko Haram no nordeste da Nigéria, região onde tem maior atuação. Em uma grande operação, o Exército matou 700 pessoas e capturou Yusuf, que foi executado.
O movimento passou a agir na ilegalidade e alguns de seus integrantes fugiram para o exterior, onde foram influenciados por um movimento jihadista internacional que os convenceu a deixar os protestos pacíficos.
Nesse estágio, o objetivo do grupo já não era apenas impor a lei islâmica na Nigéria, mas desestabilizar o Estado com uma estratégia terrorista de medo e

Relacionados

  • Direitos humanos x terrorismo
    4620 palavras | 19 páginas