TRABALHO DE PSICOLOGIA
TRABALHO DE PSICOLOGIA JURIDICA
ALUNO
VALDINEI LEITE FERREIRA
ADAPTAÇÃO 2015/1
NOVA VENÉCIA/ES
2015
1) De acordo com o artigo, como começou a aproximação entre Psicologia e Direito?
R= Com o surgimento do direito republicano, tirando o poder dos soberanos e colocando sob a tutela do estado, surgindo o direito moderno a qual atribuiu a tarefa de assegurar e garantir a ordem publica e regular a convivência social. Esse processo acarretou que os órgãos judiciais e legislativos incorporassem noções e conceitos de outras áreas, entre a Psicologia, a aproximação entre a Psicologia e o direito começou no campo da psicopatologia, com a realização de diagnósticos de sanidade mental solicitados por juízes, baseados no uso de testes.
2) O que você entendeu do seguinte trecho do artigo? (0,5 ponto)
“Para nós, é ponto pacífico que não se pode reduzir a prática do psicólogo jurídico à perícia. (...) é necessária uma abertura para a escuta do outro, possibilitando a emergência do sujeito em sua singularidade na sua relação com a lei simbólica e com a lei definida nos códigos jurídicos”.
A chamada de psicólogos para intervir na justiça está sendo muito importante, ajudando o judiciário em suas tarefas de elaborações de laudos, para facilitar as decisões em audiência, tais profissionais acreditam que as informações não devem e repassadas somente aos juristas, mas também as pessoas que carecem de intervenção, de o trabalho não seja estigmatizante e de controle social.
3) Após leitura do texto, para você, o que os psicólogos fazem na justiça?
Portanto, a função do psicólogo é fornecer um parecer técnico (pericial) que fundamentam nas decisões do sistema judiciário. Nesse sentido, a Psicologia passa a ser utilizada como um dos saberes que substitui cientificamente o inquérito na produção jurídica
4) O que é um estudo psicossocial?
È o estudo onde buscara a descrição dos recursos e instrumentos