Resumo Economia do Trabalho
PESQUISAR CONCEITO DE SUBEMPREGO E ROTATIVIDADE
Ciência social que estuda a escassez.
Micro: Estudas as decisões tomada individualmente ou em grupo
Macro: Estuda as decisões tomados de forma integrada.
CONCEITOS DE MERCADO DE TRABALHO
Força de trabalho: capacidade dos trabalhadores produzirem riquezas a partir de suas habilidades e aptidões. FORÇA DE TRABALHO = PEA (ocupada e a desocupada)
TRABALHO EM ATIVIDADE ECONÔMICA: o trabalho para ser considerado atividade econômica dever ser remunerado em: dinheiro, benefícios, produtos ou mercadorias.
OBS: no trabalho doméstico pode-se remunerar somente por meio de dinheiro e benefícios, não pode ser remunerada em mercadoria.
Também é considerado trabalho , embora sem remuneração, a ajuda na atividade econômica da unidade domiciliar
NÃO É TRABALHO
Ocupação sem remuneração quando o bem ou serviço seja utilizado para consumo próprio;
Sem remuneração, em ajuda a instituição religiosa, beneficente ou de cooperativismo.
POPULAÇÃO TOTAL: PIA: maior de 10 anos PEA:
Ocupados: Empregados, empregados, trabalham de graça (parente, igreja\instituição beneficente, membro da unidade familiar), o resto não será considerado ocupado.
Desocupados: Que busca ocupação mas não encontra. PNEA:
Não trabalha e nem busca emprego.
Desalentos (procurou por algum tempo, porém por não encontrar um emprego que supra suas expectativas, deixa de procurar). EX: ESTUDANTES, PENSIONISTAS, DO LAR.
IMPORTANTE: para o DIEESE, os desalentos são parte da PEA PINA: menos de 10 anos
DESALENTADOS: Os desalentados são “representados por aqueles que procuraram trabalho ininterruptamente durante pelo menos seis meses, contados até a data da última providência tomada para conseguir trabalho no período de referência de 365 dias, tendo desistido por não encontrar qualquer tipo de trabalho, trabalho com remuneração adequada ou trabalho de acordo com as suas qualificações. Importante considerar que no rol dos trabalhadores desalentados