INTOLER NCIA RELIGIOSA E EXPERI NCIAS SOLID RIAS NO BRASIL

385 palavras 2 páginas
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
E EXPERIÊNCIAS
SOLIDÁRIAS NO BRASIL

O que é Intolerância Religiosa?
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo

É importante salientar que a crítica religiosa não é igual à intolerância religiosa.
Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica.
Como há muita influência religiosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns. Essas críticas são essenciais ao exercício de debate democrático e devem ser respeitadas em seus devidos termos.
A falta de crença também não deve constituir motivo para discriminação ou ódio!

Intolerância Religiosa é Crime !
O Brasil tem normas jurídicas que visam punir a intolerância religiosa.
No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de
1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões. É comemorado no dia 21 de Janeiro o Dia Nacional de Combate à
Intolerância Religiosa.
A data foi instituída em
2007 depois da morte da sacerdotisa do candomblé Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda. Após ter a casa e o terreiro invadidos por grupos de outra religião e o marido agredido, a iyalorixá morreu em decorrência de um infarto. Atualmente, o dia é uma oportunidade para atentar sobre a necessidade de se respeitar a diversidade religiosa e, assim, reduzir os casos de crimes de ódio no País.

Em 2014, o Disque 100 registrou 149 denúncias de

Relacionados

  • projeto
    10843 palavras | 44 páginas
  • doc 1
    12799 palavras | 52 páginas
  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas