Trabalho De Psicologia
2- Começa no início da idade adulta
3- Instabilidade afetiva, impulsividade, a automutilação e os comportamentos suicidas
4- Esses comportamentos autodestrutivos são frequentemente precipitados pela separação, rejeição ou abandono dos outros, quer seja real ou imaginária.
- Kernberg, Selzer, Koenigsberg, Carr e Appelbaum (1991) descrevem o funcionamento psicodinâmico desses pacientes a partir de três critérios, mais especificamente, a difusão de identidade, o nível de operações defensivas e a capacidade do teste de realidade. A difusão de identidade refere-se à falta de integração do conceito de self. Apresenta-se na experiência subjectiva do paciente como sensações de vazio crónico, perceções sobre si contraditórias, comportamentos e perceções contraditórias dos outros e incapacidade de se mostrar. As operações defensivas concentram-se nas defesas primitivas, especialmente a clivagem. Para proteger o ego de conflitos são utilizados outros mecanismos de defesa, nomeadamente, a idealização primitiva, identificação projetiva, denegação, controlo omnipotente e desvalorização. Por último, a capaci dade de teste da realidade nestes sujeitos é mantida, contudo possuem alterações na sua relação com a realidade. Desta forma, a perceção e avaliação da realidade é adequada, mas a resposta comportamental é inapropriada e incoerente tendo em conta sua avaliação.
- Atualmente chamados de “casos difíceis” pela complexidade e pelo desafio que têm o psicólogo de lidar com esses casos, pois as pessoas são resistentes ao processo do diagnóstico. (próprias palavras) - A proposta de intervenção passa pela psicoterapia breve individual de forma a facilitar o desenvolvimento do seu sentido de realidade e solidez interna.
- coloca-se como objetivo final a ajuda na direção do desenvolvimento pessoal com vista a permitir que esta viva com a sua realidade, pense e elabore sobre