Relat Rio De Aula Pr Tica
Aula Prática N° 1
Alunos: Jair Guilherme Canto da Silva Dyan Gabriel da Silva Lima José Roberto de Paiva Constâncio Junior Rodrigo Andrew de Souza D’almeida Jonathas Eliel Menezes de Andrade Guilherme Moraes Dias Antonio de Oliveira Pastor Neto
Título: Materiais Comuns de Laboratório
Objetivos: 1- Introduzir as principais técnicas de utilização de equipamentos de laboratório, e 2- Colocar o aluno em contato com o equipamento utilizado nos trabalhos de laboratório
Introdução: Antes de se fazer qualquer experimento é necessário antes conhecer o material a ser utilizado, deve-se saber o tipo do equipamento, a substância. Temos que conhecer se o material é feito de porcelana, vidro, polietileno ou madeira, que são os materiais básicos utilizados na composição dos equipamentos. Deve-se saber empregar e manusear adequadamente para evitar acidentes, perdas e danos nos equipamentos a si mesmo e aos outros. Temos que observar o tamanho e a capacidade dos equipamentos.
A seguir, veremos o nome e os principais usos dos equipamentos ilustrados na apostila da aula prática:
FRASCO PARA REATIVOS: Em seu material usa-se vidro ou plástico, podem ter ou não tampa, de bordas cilíndricas, de acordo com o tipo do seu gargalo define-se para que é feito, se for para liquidos, seu gargalo e estreito, se for para sólidos, seu gargalo é largo.
ERLENMEYER- É um frasco de vidro, em forma de cone truncado, com sua menor base aberta e cilíndrica. Geralmente é usado em reações, feito para conter líquidos sujeitos a pequenos aquecimentos e também usa-se para recolher destilados.
BÉQUER- Seu formato se assemelha a de um copo de vidro qualquer, se for grande chama-se copo Berzelius se for baixo chama-se copo Griffin. Sua borda superior e virada para fora e possui ainda um bico para escoamento, usa-se o béquer para preparar soluções, aquecer líquidos e conter volumes de reagentes durante uma reação.
TUBOS DE ENSAIO: É feito de vidro, seu formato