trabalho de psicologia
Escolas Psicológicas
Alunos: Olimar Matthes de olivera Daiane vieira Monique de Cassia Granja Lohana cristina Ferreira Camila Fernandes Daniela Carvalho Claudia Silva Soares Sabrina Martins Marina Franco Borges Gustavo Cassis
Franca
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho das Escolas Psicológicas refere-se a uma parte da História da Psicologia.
Uma parte que reporta-se ao Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
Pretende-se expor o conteúdo teórico de cada Escola citada em sua contextualização histórica, os principais autores, os conceitos fundamentais e a Escola “hoje”, isto é, como influenciou e influencia as abordagens atualmente.
O Estruturalismo iniciou-se com Edward Bradford Titchener (1867–1927), que defendia que a análise da consciência deveria ser através de aspectos estruturais do sistema nervoso central.
O Funcionalismo teve como principal autor William James (1842-1910), que procurou obter respostas para “O que fazem os homens?” e “Por que o fazem?”, pesquisando sobre o funcionamento da consciência, usada para adaptação ao meio.
O Behaviorismo surge com John B. Watson e tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).
A Gestalt surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, o contato consigo mesmo, com os outros e o mundo, utilizando-se de figura e fundo, através dos órgãos da visão.
A Psicanálise, que nasce com Sigmund Freud, na Áustria, preocupa-se com a afetividade e determina o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.
Estas