Trabalho de Psicologia
Instinto: segundo Freud é o representante psíquico dos estímulos que se originam no organismo e chegam a mente.
Processo Somático: materialização corporal.
Pulsões: novas fontes de motivação originadas da satisfação dos instintos.
Libido: seria a manifestação da pulsão sexual na vida psíquica.
Estimulações erógenas: áreas sensíveis em que se sente prazer.
Instinto de Vida (Eros): impulsos que levam a conservação do individuo (ego – classificados como instintos de autoconservação, em termos individuais) e da espécie (instinto sexual – ligado a manutenção da espécie).
Instintos de Morte (Thánathos): têm como objetivo o retorno a um estado prévio de matéria inorgânica.
Frustração: estado emocional que ocorre quando algo impede que o organismo atue com alguma resposta que lhe seja realmente importante.
Conflitos: provocam reações emocionais intensas.
Ansiedade: se caracteriza por um misto de medo, apreensão e esperanças ligados ao futuro.
Repressão: consiste no esquecimento seletivo de situações muitos desagradáveis para o individuo e que lhe causem ansiedade.
Regressão: é o mecanismo no qual o individuo angustiado apresenta formas de comportamento características de fazes anteriores de desenvolvimento.
Projeção: é o mecanismo no qual características do individuo que está angustiado são vistas, por ele mesmo, como pertencentes à outros indivíduos.
Negação: implica na percepção do mundo tal como a pessoa desejaria que ele fosse, não como ele realmente é.
Formação Reativa: envolve a deformação da consciência, de forma que um impulso, que originalmente gera ansiedade e angustia, é substituído por motivação diametralmente oposta.
Racionalização: é dar uma razão socialmente plausível para comportamentos individuais não aceitáveis, normalmente, pelos outros.
Agressão: é uma reação típica à frustração. Pode ser direta (quando se dirige a pessoas ou objetos provocadores de frustração) ou indireta