Trabalho de Psicologia
“Análise aplicada do comportamento: utilizando a Economia de Fichas para melhorar o desempenho”
01 - A primeira fase devida queixa da direção da empresa, serviu para avaliar o comportamento típico dos participantes que mesmo cientes das normas de utilização dos uniformes e apresentação, não às respeitavam. Foram treinados três encarregados dos participantes para serem os observadores de cada período da jornada de trabalho diária, sem os comunicar que seriam avaliados, para que assim obtive-se a frequência dos comportamentos-alvo antes da intervenção.
O próximo passo foi reunir representantes dos participantes com a direção e o interventor, onde discutiram a implantação do sistema de fichas. Então na segunda fase, os participantes foram instruídos com a qual se esperava aumentar a probabilidade de os comportamentos-alvo serem emitidos mais rapidamente.
Já na terceira fase, visto que obteve melhorias por causa da recompensa que era o sorteio de um dia a mais de folga na semana para os que cumprissem a meta, houve uma nova reunião onde se estabeleceu que não distribuíssem mais fichas e folgas, porém continuariam a serem entregues os relatórios aos participantes com o seu desempenho.
Na última fase, foram reimplantadas as fichas e a recompensa, porém desta vez, com prazo indeterminado. Sendo que, o sistema de preenchimento de relatórios diários continuaria da mesma forma para que assim pudesse ser acompanhado o desempenho dos funcionários em todas as fases.
02 – O programa foi efetivo, pois, devido fornecer recompensa por boa participação do funcionário, o mesmo se sente estimulado a realizar um bom trabalho de acordo com as normas da empresa.