Trabalho de pneumonia
A pneumonia é uma doença na qual os sacos pequenos cheios de ar nos pulmões (alvéolos), responsáveis por absorver oxigênio da atmosfera, ficam inflamados e inundados com fluido. Pneumonia é uma doença comum, que afeta todos as faixas etárias, e é uma das principais causas de morte entre idosos e pessoas cronicamente doentes. Existem vacinas para prevenir alguns tipos de pneumonia.
2 – CAUSAS DA PNEUMONIA
Pneumonia pode ter várias causas, incluindo infecção por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Pneumonia também pode resultar de irritação química ou física nos pulmões. Abuso de álcool e outras doenças médicas, como câncer no pulmão, podem ocasionar pneumonia. A pneumonia também pode ter causa desconhecida, porém o mais comum é que ela seja provocada por invasão de micro-organismo, geralmente vírus ou bactéria, nos pulmões que provoca resposta do sistema imunológico à infecção. Na maior parte do tempo, o corpo filtra os germes do ar que respiramos para proteger os pulmões de infecções. Porém, algumas vezes germes conseguem entrar nos pulmões e causar infecções. Isso acontece mais provavelmente quando:
O sistema imunológico está fraco;
O germe é muito forte;
O corpo falha ao filtrar germes do ar que respira.
Sua boca e passagens aéreas são expostas aos germes que inala pelo nariz e boca. O sistema imunológico, formato do nariz e boca, capacidade de tossir, e estruturas finas chamadas cílios ajudam a impedir os germes de alcançar os pulmões. Por exemplo, tossir é uma forma do corpo impedir germes de alcançarem os pulmões. Algumas pessoas podem não ser capazes de tossir por terem tido derrame ou estarem sedadas. Isso significa que os germes podem permanecer nas passagens aéreas ao invés de ser expelidos pela tosse.
Quando os germes alcançam os pulmões, o sistema imunológico entra em ação. Ele manda muitos tipos de células para atacar os germes. Essas células fazem os alvéolos (sacos