PNEUMONIA TRABALHO
A pneumonia é uma doença respiratória que pode ocorrer em crianças, adultos e idosos, sendo que os indivíduos com o sistema imunológico debilitado são os mais acometidos.
Existem vários tipos de pneumonia, com diferentes agentes causadores, sendo que em todos os casos se não tratada pode levar a óbito. Aqui serão listados alguns tipos de pneumonia, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.
2. PNEUMONIA
A pneumonia é uma inflamação dos alvéolos pulmonares. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
2.1 FATORES DE RISCO
Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
Resfriados mal cuidados;
Mudanças bruscas de temperatura;
2.2 PREVENÇÃO
Lave as mãos com frequência, principalmente após:
Assoar o nariz;
Ir ao banheiro;
Trocar fraldas;
Também lave suas mãos antes de comer ou preparar alimentos. Não fume. O fumo prejudica a capacidade dos pulmões de evitar a infecção.
As vacinas podem ajudar a prevenir a pneumonia em crianças, idosos ou pessoas com diabetes, asma, enfisema, HIV, câncer ou outras condições com efeitos a longo prazo:
Uma droga chamada Synagis (palivizumab) é ministrada a algumas crianças com menos de 24 meses para prevenir a pneumonia causada por vírus sincicial respiratório.
A vacina contra gripe previne pneumonia e outros problemas causados pelo vírus influenza. Ela deve ser aplicada