Trabalho de Pneumonias Bacterianas
A pneumonia bacteriana é uma doença respiratória grave que gera sintomas como tosse com catarro e febre, cujo agente causador mais comum é a bactériaStreptococcos pneumoniae. Outros agentes menos comuns são Klebsiella pneumoniae, Staphyloccus aureus, Haemophilus influenzae, Legionella peumophila.
A pneumonia bacteriana não é contagiosa e pode ser tratada em casa com o uso de antibióticos receitados pelo médico. Ela pode afetar todo o pulmão ou somente uma parte.
A pneumonia bacteriana em bebês é frequente e surge de forma gradual, após uma gripe que demora para curar, sendo recomendado consultar um pediatra quando o bebê apresenta uma gripe forte que dura mais de 5 dias. Saiba mais em: Pneumonia infantil.
Sintomas da Pneumonia Bacteriana
Os sintomas da pneumonia bacteriana e viral são semelhantes, podendo incluir:
Tosse com muito catarro;
Febre alta, acima de 39º;
Dificuldade para respirar;
Falta de ar;
Dor no peito.
O diagnóstico da pneumonia bacteriana é feito por médico clínico geral ou pneumologista através de exames, como raio-x, tomografia computadorizada do tórax, exame de sangue e do catarro.
A Pneumonia Bacteriana é contagiosa?
A pneumonia bacteriana não é contagiosa, pois a transmissão das bactérias causadoras da doença, geralmente, não ocorre de pessoa para pessoa.
A pneumonia bacteriana ocorre através da:
Entrada acidental de um grupo de bactérias vindas da boca;
Através da circulação sanguínea, vinda de uma infecção em outro local do corpo.
Por não ser contagiosa, o paciente com pneumonia bacteriana não necessita ficar isolado dos outros. No entanto, para facilitar a cura, o paciente não deve ir ao trabalho ou a escola.
Tratamento para Pneumonia Bacteriana
O tratamento da pneumonia bacteriana pode ser feito em casa com repouso e uso de antibióticos, como amoxicilina, levofloxacina ou ceftriaxona, por 7 a 14 dias, de acordo com a recomendação médica.
Em alguns casos pode-se complementar o tratamento com