Direitos Humanos
DANILO NUNES DA MOTA
EXAMES IMUNOLOGICOS PARA DIAGNOSTICO DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
SÃO PAULO
2013
Detecção de antígenos
A detecção de antígenos bacterianos, através de métodos imunológicos, é uma maneira de identificar a etiologia sem depender da viabilidade do patógeno, ou seja, não sofre influência do uso prévio de antimicrobianos.
Outra grande vantagem dos métodos de detecção de antígenos é a rapidez, já que, dependendo da técnica escolhida, o resultadopode ser obtido em poucas horas.
Métodos de detecção de antígenos vêm sendo utilizados nas últimas duas décadas em amostras de líquor, líquido pleural e urina, para identificação de bactérias como S. pneumoniae, H. influenzae tipo b e S. aureus.
Entre as técnicas utilizadas para a detecção de antígenos, podemos citar a aglutinação pelo látex, contraimunoeletroforese (CIE) e Dot-ELISA. Avaliando métodos de detecção de antígenos de S. pneumoniae e H. influenzae tipo b, em amostras de urina e líquido pleural, Requejo et al. demonstraram alta positividade das técnicas de aglutinação pelo látex e CIE em amostras colhidas após introdução da antibioticoterapia, mesmo após 7 dias de terapêutica, mostrando ainda 100% de positividade em amostras de líquido pleural. Em trabalho posterior, Requejo et al. demonstraram superioridade do método de Dot-ELISA para identificação de antígenos de S. pneumoniae em amostras de líquido pleural, de crianças com pneumonia aguda, em relação aos métodos de cultura, aglutinação pelo látex e CIE. Além dos antígenos bacterianos, a identificação de antígenos virais em vias aéreas superiores representa uma estratégia de grande utilidade para o diagnóstico das infecções virais.
A imunofluorescência direta, para detecção de vírus em swab ou lavado nasal, apresenta sensibilidademínima de 85% para VRS, parainfluenza, influenza A e B e adenovírus.
Vale ressaltar,