frio
Diz o conhecido ditado popular: "O frio é psicológico".
Como a maioria dos ditados populares, este também tem um fundo de verdade. Na verdade o frio não é uma entidade física. Ele não existe. Mas para explicar isso precisamos falar primeiro do seu oposto: O CALOR. O calor de fato existe, tanto que conseguimos visualizá-lo com aparelhos específicos que detectam radiação infravermelha. O Calor é definido na física como uma energia em movimento. Mais especificamente, uma forma de energia que sempre está se movimentando dos corpos de maior temperatura para os corpos de menor temperatura.
Por exemplo: todos seres humanos são seres chamados de homeotermos, isto é, tem temperatura corpórea constante. A temperatura do corpo humano é 36 graus Celsius. Esta temperatura não pode aumentar nem diminuir. Quando aumenta ficamos com febre. Quando diminui estamos com hipotermia. Então, digamos que hoje a temperatura do ambiente esteja 20 graus Celsius. Neste caso, o calor estará saindo do nosso corpo em direção ao ambiente. Mas se a temperatura do ambiente ultrapassar os 36 graus o fluxo de calor inverte: o calor começa a vir do ambiente para o nosso corpo.
Portanto, sentimos "frio" quando uma grande quantidade de calor deixa o nosso corpo rapidamente. Sentimos "calor" quando muito calor fica retido no nosso corpo. O FRIO é simplesmente um estímulo elétrico enviado pelo nosso cérebro para nos avisar que estamos perdendo muito calor. "Frio é psicológico". Ele não existe. Neste sentido, poderíamos dizer que FRIO É SIMPLESMETE A AUSENCIA DE CALOR. Ou, em outras palavras, que sentimos frio quando estamos perdendo muito calor para o ambiente.