Frio
Fisicamente frio é tido pela perda da excitação das moléculas de um corpo, ou a perda de seu calor. Entender profundamente qual o significado físico de frio esta intimamente ligado ao estudo da termometria.
Por frio entende-se a sensação que os seres vivos e sensientes tem ao perder calor para o meio ou outro corpo. Portanto quando falamos de frio, em segurança do trabalho, devemos ter em mente as características físicas que levam a perda de calor dos corpos para o meio e os efeitos que esta perda causa no homem.
Então, quando tratamos sobre a exposição do trabalhador ao frio (ambiente que lhe roube o calor) não estamos tratando meramente sobre conforto térmico, mas também a outros fatores que impactam diretamente sua saúde e/ou exercício de suas funções, o expondo inclusive a riscos imediatos.
Quais atividades laborais estão relacionadas à exposição ocupacional ao frio?
Várias atividades laborais podem expor os trabalhadores aos danos provocados pelo frio. Entre elas, temos atividades realizadas em câmaras frigoríficas (câmaras frias), trabalho de embalagem de carnes e outros alimentos (frutas, sorvetes e pescados), operação portuárias (manuseio de cargas congeladas) e diversas outras ocupações.
Quais os riscos do trabalho em ambientes frios?
O trabalho em ambientes frios representa um risco importante à saúde dos trabalhadores, que pode causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes do trabalho, e, algumas vezes, até a morte. As lesões mais graves causadas pelo frio são decorrentes da perda excessiva de calor do corpo, que é chamada hipotermia.
A situação de trabalho que mais contribui para o surgimento da hipotermia e outras lesões ocupacionais causadas pelo frio é a exposição ao vento e à umidade. Alguns fatores podem piorar os efeitos do frio, como alergias, problemas circulatórios, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de alguns medicamentos.
A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio