Frio
Quando o corpo está exposto ao frio ocorre o oposto do que ocorre em situações de calor excessivo. Os vasos sanguíneos periféricos (pele e extremidades) se contraem para reduzir a perda de calor no ambiente, o que resulta numa queda brusca da temperatura da pele, dos dedos das mãos e dos pés, das orelhas e do nariz. Dessa forma, mais sangue é enviado para os órgãos vitais como o coração e o cérebro.
Doenças causadas pelo frio
Geladura (Frostbite) Superficial: Eritema Pérnio (Frio)
Geladura (Frostbite) com Necrose deTecidos (Frio)
Síndrome de Raynaud
Acrocianose
Acroparestesia
Urticária pelo frio
A exposição ao frio intenso pode propiciar o desenvolvimento de outras doenças tais como as reumáticas, respiratórias e ataques cardíacos.
Fonde Geradora
Alguns segmentos necessitam da baixa temperatura, para o desempenho de suas atividades afins, abaixo exemplos de lugares fechados:
Frigoríficos;
Indústria Alimentícia;
Indústria do Pescado;
Armazenagem de Alimentos;
Câmara frigoríficas e frias;
Medidas de Controle
As medidas relativas ao pessoal devem ser adotadas sempre, no caso do frio intenso. Entre as principais incluem-se:
Vestimentas pesadas e isolantes do frio;
Exames médicos pré-admissionais e periódicos;
Alimentação apropriada, constituída por alimentos de elevado conteúdo calórico, além da ingestão frequente de líquidos quentes;
Educação dos trabalhadores sobre as medidas preventivas a serem adotadas;
Proteção contra a umidade, através do uso de vestimentas e calçados impermeáveis, e através da dosagem da quantidade exata de roupas, que mantenham a transpiração do indivíduo num mínimo, reduzindo desta forma o resfriamento do corpo por evaporação do suor.