pnemonia
Clínica Médica
Pneumonia Viral e Bacteriana.
São Gonçalo
Fevereiro/2015
Pneumonia Viral e Bacteriana
Turma TN 57
Alunas:
Jaqueline Cajazeira da Silva
Tatiana Silva de Castro
Débora Sabino
Franciane Autônomo Xavier
Trabalho solicitado pelo professor Enfermeiro Jorge Patrício, na disciplina de Clínica Médica.
São Gonçalo
Fevereiro/2015
Pneumonia Viral
Pneumonia viral é uma infecção que se instala nos pulmões causada por um vírus. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Basicamente, pneumonias virais são provocadas pela penetração de um vírus no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Causas
Ainda não se sabe ao certo como esses vírus causam pneumonia, mas provavelmente os mecanismos de infecção variem conforme o vírus. Os sintomas de pneumonia viral ocorrem quando os pulmões ficam inflamados e tentam combater essa infecção. Esse processo pode bloquear o fluxo de oxigênio, causando a maioria dos sintomas.
Os vírus são transmitidos de pessoa para pessoa. Tosse, coriza e secreções que ficam nas mãos e objetos podem contaminar outras pessoas pelo ar, espalhando a pneumonia viral.
Fatores de risco
Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
Ar - condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias
Resfriados mal cuidados
Mudanças