reino monera e protista
Uma das perguntas mais polêmicas sobre a evolução dos seres é, “Quem veio primeiro, os vírus ou as bactérias”?
Então, para respondermos com convicção e dentro da ciência, dependemos de conhecer um pouco sobre as características dos vírus e das bactérias, seres que se encontram dentro do Reino Monera.
As bactérias, as cianobactérias e as arqueas, são seres procariontes, em outras palavras, seres que não apresentam a membrana carioteca envolvendo o material genético. Sendo assim seu material genético se encontra disperso no citoplasma, devido a este fato é denominado um DNA circular.
O Reino Monera engloba somente seres unicelulares podendo ou não viver em colônias, sem formarem tecidos. São os seres mais primários, por não apresentar carioteca e nem organelas membranosas. Possuem apenas ribossomos que realizam sua síntese de proteínas e plasmídeos, que são fragmentos de DNA, geralmente conferindo uma determinada resistência aos antibióticos. Outra característica dos Moneras é a presença de parede celular, uma estrutura rígida que recobre a membrana plasmática conferindo forma às bactérias. A parede celular bacteriana é constituída por proteínas, carboidratos e lipídeos, diferentemente da parede celular fúngica e vegetal, que apresentam quitina e celulose respectivamente. Atualmente classifica-se as bactérias dois grupos em eucabactérias e arqueas:
As Eubactérias são divididas em dois grupos:
Com Parede Celular
- Gram-negativas (12 subgrupos) → Espiroquetas, Bacilos aeróbios ou Microaerófilos, Cocos, Bacilos anaeróbios facultativos, Bactérias anaeróbias, Riquétsias e Clamídias, Fototróficas anoxigênicas, Fototróficas oxigênicas, Bactérias deslizantes, Bactérias com bainha, Bactérias gemulantes e as Quimiolitotróficas.
- Gram-positivas (06 subgrupos) → Cocos, Bactérias esporuladas, Bacilos regulares, Bacilos irregulares, Microbactérias e Actinomicetos.
Sem Parede Celular
- Micoplasmas → revestidos apenas por uma membrana flexível,