Reino monera , protista , fungi
Principais características - As bactérias são seres unicelulares podendo formar filamentos de células – colônias.
- Procariontes.
- Não apresentam organelas, apenas ribossomos.
- Heterótrofas (saprófitas ou parasitas) ou decompositores.
- Bactérias - Aeróbias, anaeróbias e anaeróbias facultativas.
Célula Bacteriana - A Parede celular é rígida e constituída por uma membrana esquelética constituída por uma cadeia de moléculas de açúcar ligadas a pequenas cadeias de aminoácidos. Sob a parede bacteriana encontra-se a membrana plasmática.
Reprodução das bactérias – ocorre por meio da reprodução assexuada do tipo bipartição.
Recombinação gênica – as bactérias podem obter material genético de três maneiras distintas: Processo de conjugação, Transformação bacteriana ou Transdução bacteriana.
Pili - Têm funções de ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogénese. Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos.
1- Processo de conjugação; através do pilo ocorre transferência de DNA. Os plasmídeos circulares são pequenas moléculas de DNA que coexistem com o nucleóide. São comumente trocadas na reprodução sexuada. Os plasmídeos têm genes, incluindo freqüentemente aqueles que protegem a célula contra os antibióticos.
2- Transformação bacteriana – ocorre pela absorção de fragmentos de DNA dispersas no ambiente.
3- Transdução bacteriana – consiste na transferência de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus bacteriófago. Durante a invasão do vírus a uma determinada bactéria, o bacteriófago poderá capturar pedaços de DNA da bactéria receptora e transportar o fragmento a outra bactéria.
Bactéria – Formam esporos
Em condições adversas, certas espécies de bactéria originam formas resistentes chamadas esporos. Os esporos são células especiais em estado de