Trabalho De Orcametaria
Administração em Empresas
Alunos: Carlos Vinícius; Charles Carvalho; Gisslla Alves; Jessica Pabline; Patrick Gonçalves; Ricardo Costa e Silvina Bastos.
Professor: Luiz Carlos
Semestre: 3° período
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
CONCEITOS
1. FUNDOS
De acordo com Clifford, Rollin (1980). O termo fundo pode possuir três significativos diferentes, mas que guardam alguma relação entre si, vão desde o conceito amplo de todos os recursos financeiros passam pelo conceito intermediário de capital de giro e chegam ao sentido restrito de numerário.
2. CAPITAL DE GIRO
Segundo Berti, Amélio (2002, p.172). É o montante (parcela) de recursos, destinados á aplicação dos meios, para fazer com que a empresa complete o ciclo operacional, ou seja, a aquisição da matéria- prima, do material secundário, sua transformação em produtos acabados e a distribuição no mercado consumidor.
3. ATIVOS
Segundo Clifford, Rollin (1980).Denomina-se ativo conjunto de bens e direitos de uma entidade, é parte positiva do patrimônio, constituída pelas aplicações de recursos e por isso, de natureza devedora.
3.1 ATIVOS CIRCULANTES/ ATIVOS PERMANENTES
Ativo circulante: O conceito de “circulante” esta ligado ao prazo de giro das atividades operacionais da empresa, ou seja, as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequentes e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Segue abaixo o que faz parte desta conta: caixa: correspondem a dinheiro, cheques recebidos e ainda não depositados, pagáveis imediatamente.
São dois os tipos mais comuns de controle da conta caixa: fundo fixo e caixa flutuante.
Ativo permanente: São os bens e direitos não destinados à transformação direta em meios de pagamento e cuja perspectiva de permanência na Entidade, ultrapasse um exercício. É constituído pelos seguintes subgrupos: investimentos, diferido, ativo fixo ou imobilizado.
4. PASSIVOS
De acordo com Clifford, Rollin (1980) denomina-se