Trabalho de lubrifica ao
Álvaro Feijó
Ângelo Gilio
João Augusto Gobbo
Luan Farias
Rafael Balduino
Sistema de lubrificação
Função da lubrificação
• Como em todo sistema de lubrificação, o objetivo deste não é diferente, tem-se como finalidade principal reduzir o atrito entre as partes móveis do motor e auxiliar na refrigeração trocando calor com o motor e com o ar. O óleo também é vital para evitar um vazamento de mistura ar/combustível por entre a parede do cilindro e o pistão.
• Assim como nos motores à reação estudados, o óleo também tem a importante missão de remover todo material estranho no interior do motor e depositá-lo junto ao filtro do sistema de lubrificação. Portanto para que possamos garantir que esse sistema trabalhe corretamente é necessário utilizar o tipo de óleo correto para cada motor, sendo este especificado pelo fabricante do motor.
Óleo
• O óleo que lubrifica nossos motores tem muitas utilidades. Ele limpa o motor, retirando partículas resultantes do processo de combustão e as mantendo suspensas. Também refrigera o motor, retirando o calor das peças móveis e transferindo esse calor para o sistema de arrefecimento. E por último e mais importante, o óleo lubrifica o motor, formando uma película entre as peças que se movem, reduzindo bastante o atrito entre elas • Temos basicamente três tipos de óleo. Mineral, sintético e semissintético.
• Mineral: O mineral multiviscoso é o mais comum no mercado. Esse tipo de óleo é adequado para qualquer motor, sendo ele de qualquer cilindrada ou combustível. Sua principal característica é adaptar a viscosidade de acordo com a temperatura de funcionamento do motor. Originados de petróleos crus e beneficiados através de refinação. As propriedades e qualidades destes lubrificantes dependem da proveniência e da viscosidade do petróleo cru. • Sintético: Os sintéticos são os mais elaborados e caros e prometem manter a viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor. Com essa