cilios e flagelos
Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos. O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.
Os cílios são curtose podem ser relacionados à locomoção e a remoção de impurezas. Nas células que revestem a traqueia humana, por exemplo, os batimentos ciliares empurram impurezas provenientes do ar inspirado, trabalho facilitado pela mistura com o muco que, produzido pelas células da traqueia, lubrifica e protege a traqueia. Em alguns protozoários, por exemplo, o paramécio, os cílios são utilizados para a locomoção.
Os flagelos são longos e também se relacionam a locomoção de certas células, como a de alguns protozoários (por exemplo, o tripanossomo causador da doença de Chagas) e a do espermatozoide.
Movimento ciliares e flagelares
Os movimentos ciliares assemelham-se aos de um chicote e atingem a incrível frequência de 10 a 40 batimentos por segundo. Os flagelos executam ondulações que se propagam da base em direção à extremidade livre.
Funções
A principal função de cílios e de flagelos é a locomoção celular. É por meio do movimento ciliar ou flagelar que a maioria dos protozoários e dos gametas masculinos de algas, de animais e de certas plantas consegue nadar no meio líquido. Alguns organismos, como certos protozoários e moluscos, criam correntes na água com o batimento de seus cílios, fazendo com que partículas alimentares sejam arrastadas até eles. Nossa traqueia é revestida internamente por células ciliadas. Que estão sempre varrendo para fora o muco que lubrifica as vias respiratórias; nesse muco ficam presas bactérias e partículas inaladas junto com o ar.