Centríolos, Cílios e Flagelos
O microscópio eletrônico encarregou-se de elucidar a estrutura do centríolo. Geralmente, existem dois na célula, cada qual com o aspecto de um cilindro, constituído por nove conjuntos de túbulos triplos, de natureza proteica, como na ilustração abaixo. Cada túbulo dos conjuntos triplos é, na realidade, um microtúbulo, que foi citado no item relativo ao citoesqueleto.
Em qualquer organismo estudado, sem exceção, o centríolo tem a mesma estrutura característica: nove túbulos triplos, formando juntos um cilindro.
Representação de um centríolo
Esquema de centríolo. Repare nos nove conjuntos de túbulos triplos.
Durante a divisão celular, os centríolos se duplicam. Os dois pares de centríolos migram para os polos da célula, e entre eles aparecem fibras proteicas brilhantes, chamadas em conjunto de fibras do fuso. Ao redor de cada par de centríolos, outras fibras, chamadas áster, aparecem. Você deve lembrar que os cromossomos se prendem às fibras do fuso antes de se distribuírem para as células-filhas em formação. Tanto as fibras do áster como as do fuso são microtúbulos.
Observação: As células dos vegetais superiores não apresentam centríolos; apesar disso, aparecem nelas fibras do fuso quando a célula se prepara para a divisão.
Esquema de um centríolo durante a divisão celular
Centríolos, ásteres, fibras do fuso e cromossomos durante a divisão celular
CÍLIOS E FLAGELOS
Os cílios e flagelos são estruturas celulares móveis, que servem para a locomoção de protozoários ciliados ou flagelados. Além disso, são encontrados em muitas das células de metazoários; por exemplo, o epitélio da traqueia humana é ciliado — é o batimento ciliar que permite ao muco que forra a traqueia movimentar-se constantemente.
Esquema de cílios