Centríolos
Estrutura – Função - Características
Centríolos ou centros celulares são feixes curtos de microtúbulos localizados no citoplasma das células eucariontes, ausentes em alguns protistas, gimnospermas, angiospermas e fungos. Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente. São constituídos por nove túbulos triplos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. Dois centríolos dispostos perpendicularmente formam um diplossomo. Têm origem comum com os centrossomos que dão origem a flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares e organismos protistas.
Imagem 3D de um centríolo
Imagem de um centríolo cortado; Tercina dos microtúbulos; Seção transversal de um centríolo cortado; Tercina dos microtúbulos; Seção transversal do centríolo.
Ocorrência - Os centríolos ocorrem em células animais, algas e fungos, não sendo encontrados nas células vegetais superiores
Composição Química - Na constituição química dos centríolos aparecem: água, proteínas, carboidratos, lipídios, DNA e RNA.
Biogênese - Os novos centríolos são produzidos sempre a partir de centríolos preexistentes.
Funções - Durante a mitose, os centríolos duplicam-se e orientam a formação do fuso mitótico, estrutura responsável pela distribuição dos cromossomos entre as células-filhas. Também atuam na formação dos corpúsculos basais de cílios e flagelos.
Entre as funções desempenhadas, destacam-se:
• Constituição do fuso aromático durante o mecanismo de divisão por mitose e meiose, deslocando-se cada um para extremos opostos da célula, emitindo projeções em formação de feixes filamentosos que se unem à região do centrômero dos cromossomos, que proporcionalmente realizam a separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides irmãs.
• Formação dos cílios e flagelos, responsáveis por inúmeras atividades, dependendo do tipo de organismo (unicelular ou multicelular), seja:
- Uma alga ou protozoário, nos