Trabalho TECPUC, matéria RH - ADMINISTRAÇÃO
1- Por que se fala em caráter multivariado da administração de recursos humanos? Explique:
“Os assuntos normalmente tratados em R.H. referem-se a uma multiplicidade enorme de campos de conhecimentos: fala-se em aplicação e interpretação de testes psicológicos e entrevistas, de tecnologia de aprendizagem individual e de mudança organizacional, nutrição e alimentação, medicina e enfermagem, serviço social, plano de carreiras, desenho de cargos e da organização, satisfação no trabalho, absenteísmo, salários e encargos sociais, mercado, lazer, incêndios e acidentes, disciplina e atitudes, interpretação de leis trabalhistas, eficiência e eficácia, estatísticas e registros, transportes para o pessoal, responsabilidade no nível de supervisão, auditoria, e diversos assuntos extremamente diversificados”
Resumidamente se tratando de multivariado significa que o RH se envolve com diversas áreas, e os profissionais do RH tem que saber um pouco de tudo para lidar com determinadas empresas.
2- Por que se fala em caráter contingencial da administração de recursos humanos? Explique:
O RH. é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente, da ecnologia empregada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção existente na organização acerca do homem e de sua natureza e, sobretudo da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis.
À medida que mudam esses elementos, muda também a forma de administrar os recursos humanos da organização. Daí o caráter contingencial ou situacional do R.H., que não se compõe de técnicas rígidas e imutáveis, mas altamente flexíveis e adaptáveis, sujeitas a um dinâmico desenvolvimento.
3- Explique porque a administração de recursos humanos é uma responsabilidade de linha e uma função de staff:
Porque quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação. É ele