Trabalho Lubrifica Ao Graxas
A graxa é um lubrificante pastoso, obtido pela dispersão de produtos espessastes normalmente sabões metálicos, em óleos lubrificantes e aditivados no intuito de obter as características necessárias ao seu bom desempenho.
Obtenção básica das graxas:
Espessantes da graxa
Os sabões metálicos, ou agentes espessantes, são responsáveis pelas principais características da graxa dadas as concentrações de uso da sua natureza química.
Normalmente, estes sabões metálicos são obtidos por reações químicas estre um ácido graxo e um sabão alcalino. Os mais comumente usados são:
Cal – sabão de cálcio;
Hidróxido de lítio – sabão de lítio;
Hidróxido de alumínio – sabão de alumínio;
Hidróxido de sódio – sabão de sódio;
Sabão de Cálcio
As graxas de sabão de cálcio tem excelente resistência à água, são mais amanteigadas e apresentam excelente bombeabilidade. São utilizadas normalmente para mancais de rolamento.
Temperatura de trabalho: 0 à 70°C
Existe também uma série de graxas de cálcio estabilizadas com acetato de cálcio para evitar separação do óleo da carga.
Sabão de Lítio
Graxa composta com sabão de lítio contém excelentes características de adesividade e bombeabilidade; em contra partida não são resistentes à água.
È uma graxa de múltiplo uso, sendo chamada também de “multipurpose grease”.
Temperatura de trabalho: -70 à 150°C.
Sabão de Alumínio
Graxas preparadas com estearato de alumínio, resistentes a água; bom poder antioxidante e boa adesividade. Utilizadas em situações muito especiais, pois seu custo é elevado.
A graxa de alumínio apresenta bombeabilidade em grau médio e é transparente. Normalmente, as graxas de alumínio são utilizadas em chassis veiculares, mancais e excêntricos.
Temperatura de trabalho: 10° a 150°C
Tipos de Graxa
Os tipos de graxa são:
Graxas de betonita;
Graxas de sílica-gel.
Graxas de Betonita
Nestas graxas não são utilizados sabões metálicos. Nas graxas de betonita são usadas argilas modificadas como