ADITIVOS PARA LUBRIFICANTES
Os ADITIVOS são substâncias adicionadas a uma solução para aumentar, diminuir ou eliminar determinada propriedade desta. Os aditivos são vistos como uma forma de manutenção preventiva ou uma simples despesa para ser evitada, mas na realidade eles são bastante úteis.
4. As empresas fabricantes prometem que eles melhoram o desempenho do motor, criam películas protetoras, evitam corrosão das peças internas, entre outros vários benefícios, mas como não existe um órgão controlador para atestar a eficácia do produto, muitos vêm somente com o registro da Associação Nacional do Petróleo (ANP), mas nenhum tem um selo de qualidade, como o do Inmetro, por exemplo, deste modo, fica difícil para o consumidor escolher e confiar entre os diferentes tipos de aditivos oferecidos atualmente no mercado. ADITIVOS PARA ARREFECIMENTO ADITIVOS PARA COMBUSTÍVEL ADITIVOS PARA ÓLEO LUBRIFICANTE A permanente evolução tecnológica dos equipamentos modernos sob condições severas de carga, temperatura e velocidade, exige, cada vez mais, lubrificantes de melhor qualidade, de forma a tornar operacional os mecanismos submetidos a tais condições de trabalho Considerando-se que as exigências técnicas hoje requeridas em uma substância lubrificante não são atendidas pelos produtos normalmente utilizados para tal finalidade (óleos minerais puros ou graxas), as características de tais produtos são alteradas por meio da adição de ADITIVOS, ao óleo ou graxa, com a finalidade de propiciar, a esses produtos, características especiais, em função da finalidade básica. Os principais objetivos de um aditivo para lubrificantes são:
Melhorar as características de proteção contra o desgaste e de atuação em trabalhos sob condições de pressões severas; Aumentar a resistência à oxidação e corrosão; Aumentar a atividade dispersante e detergentes dos lubrificantes; Aumentar a adesividade; Aumentar o índice de viscosidade.
ADITIVOS DE EXTREMA PRESSÃO E ANTIDESGASTE INIBIDORES DE